Diabetes: novo adesivo mede glicose sem precisar de agulhas

Apenas 47% das pessoas checam a glicemia, segundo a pesquisa feita pelo portal Minha Vida

Resultado de imagem para Diabetes: novo adesivo mede glicose sem precisar de agulhas

A revista Nature Nanotechnology divulgou um artigo sobre um novo adesivo que serve para medir o nível de glicose através da pele. A descoberta pode ajudar milhares de pessoas com diabetes, pois não é necessário o uso de agulhas para fazer as medições periódicas.
Hoje em dia, é comum o uso de agulhas para a medição de glicose. Graças ao conjunto de sensores e reservatórios, o adesivo não precisa ser calibrado com uma mostra de sangue, dispensando a perfuração dos dedos.
A equipe de criação espera que o adesivo se torne um dispositivo de baixo custo, podendo alertar o usuário de maneira regular, através de smartphones e relógio smart, quando é necessário tomar alguma medida.
Segundo o artigo, o experimento foi testado na pele de porcos, onde demonstrou que podia ler de maneira precisa os níveis de glicose em todas as categorias analisadas em pacientes diabéticos, quanto em pessoas voluntárias, nas quais também foi possível monitorar as variações de açúcar no sangue ao longo do dia.
A equipe ainda pretende melhorar o design do adesivo, para otimizar o seu número de sensores, demonstrar sua total eficácia durante um período de 24 horas e realizar testes clínicos fundamentais.

Por que devemos monitorar a glicemia?

A pesquisa Life Insights: Health Report conduzida pelo portal Minha Vida, divulgou que apenas 47,6% das pessoas com diabetes verificam diariamente a sua glicemia. É possível levar uma vida normal tendo esta doença, desde que se tenha um controle adequado, o que pode ser conseguido através do monitoramento da glicemia.

 

Deixe uma resposta