Histórico

HISTORICO

    A Associação Mineira dos Centro de Nefrologia – AMICEN tornou-se  concretização de idéias comuns de médicos, proprietários e diretores dos Centros de Tratamento em Terapia Renal Substitutiva de Minas Gerais que identificaram no Associativismo a forma de resolver problemas comuns através do intercâmbio de idéias e experiências. Iniciou-se como Associação dos Centros de Diálise da Zona da Mata e Vertentes em abril de 1997, tendo como sede a Cidade de Barbacena, congregando 10 Centros.

A formatação inicial da Associação de Compras foi o pilar que permitiu congregar interesses comuns visando a diminuição de custos, na aquisição de equipamentos e insumos. Entretanto, sempre mantiveram seus fundadores fixados em seus objetivos, horizontes mais amplos, presentes desde a fundação, quais sejam a defesa dos nefrologistas, o desenvolvimento científico, tecnológico e humano dos Centros que a formaram.

A ampliação da Associação para a maioria das regiões do Estado constata de maneira inequívoca o sucesso da empreitada. Venceram-se obstáculos intrínsicos e extrínsicos próprios de quem ousou conceber de modo diferente o mercado de produtos e insumos da Terapia Renal Substitutiva. Propósito dos Centros que compõem a AMICEN foi o fator de união que cimentou essa nova e inédita estrutura associativista que consegue a cada dia impor-se com atitudes comerciais, firmes, claros e transparentes. Com igual sucesso tem conseguido resgatar, junto aos gestores, de Convênios de Saúde, públicos e privados, o respeito a clareza de objetivos da PRS que não se permite ser considerada uma simples operação mercantilista, mas que a cada dia se cristaliza perante estes gestores, como processo assistencial de objetivos claros e definidos que se estrutura na ética do respeito ao paciente e na eficiência assistencial necessária a quem aplica recursos terapêuticos de alta complexidade tecnológica.

A AMICEN conta hoje com 18 Centros espalhados pelas regiões leste, sul, nordeste, centro-oeste, metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais, que afirmam na sua prática diária dos objetivos conceituais desta Associação que lhes tem oferecido oportunidades consistentes de desenvolvimento econômico, científico, gerencial e humanístico a que se propôs em seus ideais conceptivos que a prática confirmou.

Dr. Ricardo Furtado de Carvalho
Serviço Ubaense de Nefrologia – Ubá/MG.

 

 

Endereço

Rua Padre Toledo, 82 - Sala 202
Barbacena - Minas Gerais
CEP: 36202-290

Telefone:
(32) 3332-9242